Sokaku Takeda 
Daito Ryu aiki Jujutsu

Picture
O Aikido deve a sua herança técnica ao Daitoryu aikijujitsu, que se pensa ter origem dentro da família do imperador Seiwa (858-876 ac) e de ter sido superiormente desenvolvido por um dos descendentes do imperador – Shinra Saburo Minamoto no Yoshimitsu, no século onze. Através do estudo sistemático da anatomia humana, Yoshimitsu determinou quais os limites bio-mecânicos, biológicos e a qual a influência da física nos corpos humanos, determinando os golpes, imobilizações, chaves e projecções mais efectivos.

Esta arte marcial que só era ensinada à elite militar do clan Aizu, foi transmitida em total segredo de geração em geração, até que no século dezanove, após a queda do Shogunato em 1868, foi transmitida ao público através do genial mestre Sokaku Takeda, herdeiro directo da arte.

Sokaku Takeda, descendente duma família de Samurais, nasceu em 1860 em Aizu, onde recebeu instrução na tradicional o-shiki-uchi artes do clã Aizu do seu familiar Tanomo Saigo (1830-1905) o último Lord do clã Aizu. Sokaku é considerado o trigésimo quinto Grande Mestre da tradição Daitoryu desde Kunitsugu Takeda.

Em adição ao Daitoryu, Sokaku Takeda estudou outras artes marciais e adquiriu experiência em primeira-mão em combates reais por todo o Japão.

Por volta do início do século dezanove, Sokaku começou a ensinar o sistema Daitoryu, que por essa altura já tinha novos elementos que ele próprio tinha incorporado, a grupos selectos de altos militares, oficiais de polícia e aristocratas.

Morihei Ueshiba, nasceu em Tanabe na prefectura de wakayama a 14 de Dezembro de 1883 e faleceu em 26 de Abril de 1969, foi o aluno de Sokaku Takeda mais famoso e segundo o mestre Takeda, possuía uma habilidade e um talento fora do comum, razão pela qual o aceitou como seu aluno.

Morihei Ueshiba encontrou o mestre Sokaku em 1915 e treinou com o mestre até 1922, altura em que recebeu deste, a mais alta licença de Daitoryu da altura (kyoju Dairi) para ensinar em nome do mestre Sokaku, continuando a praticar e a ensinar esta arte até 1935/6, sob diversos nomes como aikijutsu, Aikibudo ou Ueshiba juku.

O mestre Ueshiba, era um homem extremamente religioso, estudioso do Budismo Shingon e praticante de Zen, e sob a influência do carismático líder da religião da Omoto-kyu, Morihei adicionou ao sistema Daitoryu uma dimensão espiritual para criar a arte marcial do Aikido.